Gadgets dos Sonhos #3 Calçada com sinal Wi-fi

calçada_wifi

Basta passear por ela para ter acesso à Web e conteúdos especiais.

Uma empresa espanhola desenvolveu um sistema de placas iPaviment – que, instaladas no chão, oferecem conexão de internet sem fio em locais abertos e de tráfego intenso de pedestres.

As placas contém um processador de 5GB que se comunica com dispositivos móveis nas proximidades. Assim, quem passa pelo local consegue conectar-se à internet e, por meio de aplicativos disponíveis, pode receber informações sobre concertos, shows, bibliotecas e livrarias da cidade, além de avisos sobre descontos em lojas da região. O primeiro local no mundo a receber a calçada inteligente foi Madri.

As placas, feitas de carbonato de cálcio, medem 40×40 cm e pesam em média 24 kg. Segundo os desenvolvedores, o material é suficientemente resistente para ser utilizado inclusive em ruas com tráfego intenso de veículos sem interferir na propagação do sinal. Além disso, as placas são fabricadas em dois modelos: um liso e outro com ranhuras, para facilitar o deslocamento e acessibilidade de deficientes visuais.

Ainda em fase de testes em Madri, o iPavement pode chegar a mais cidades em julho. Veja o vídeo:

http://youtu.be/Ja9dPUMsGe0

Nós vimos em:

Blog Maua

| | |

Coloral

Músico, aficionado por tubaína e novidades digitais. Planner de Social Media na Formula Ideal, desenvolvendo estratégias para campanhas e ações nas Mídias Sociais com o objetivo de criar laços de relacionamento entre as marcas e seus clientes.